Prefácio

Essa tarefa foi excelentemente executada pelo Presidente da AMBA – Academia Mineira de Belas Artes, o escritor e poeta Paulo Siuves.
O cuidado que norteou a seleção de Ao Intento do Vento – Poesias Nas Montanhas de Minas Volume 3, constitui o sucesso desta coletânea literária. Os coautores, com seus diversos e ricos talentos mostram isto ao leitor.
A importância de explorarmos o universo interior do conhecimento, dos talentos herdados e os construídos através do tempo, dos estudos, de observações e pesquisas são fundamentais, para execução das nossas obras. Vamos elaborando os conteúdos de Ideias, que não podem e não devem ser engavetadas, dentro de nós.
A significância e o significado dessas ideias só se estabelecem quando colocadas em prática. A metodologia cientifica explica isso bem. “A prática fundamenta a teoria”!
Assim surgem os Ideais, que são a maneira de condensar nossas ideias, para que possamos colocá-las em prática e realiza-las.
Como objetivo temos que, buscar o nosso estilo literário, onde consigamos coordenar nossas ideias, criando um estilo próprio onde o escritor se reconhece e se torna conhecido. E temos a realização profissional e íntima. Seria o ideal se realizando, pois ele é dinâmico e atemporal.
Os resultados serão vistos, com execução prática das nossas ideias vão se definindo nosso estilo e áreas de trabalho, em que melhor fluem as ideias, em poesias, crônicas, contos, romances etc.
Prosas e versos, como as que estão bem mostradas nesta coletânea literária, Ao Intento do Vento – Poesias Nas Montanhas de Minas.
As montanhas de Minas nos envolvem de magia e emoção é lírica e poética. E facilita para os autores tanto em prosa e poesia, envolver o leitor em uma aura poética mágica, as vezes instigante.
Parte do meu poema que está nesta obra, fala disto.

Essas montanhas que me rodeiam me fazem
Subir alto
Sentir alto
E querer cada vez mais
vencer obstáculos em mim
Num desafio constante
Num mistério e crescimento infinito

É desafiador e instigante
Essas nuances onduladas
As vezes escorregadias
Das montanhas

Irislene Castelo Branco Morato
Cirurgiã Dentista – Escritora e poeta
Presidente Coordenadora Fundadora da AJEB-MG
Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil Coordenadoria Minas Gerais

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *